Concessionária Volvo

 

S90

capa-volvo-s90 

Criado para motoristas.

A versão top de linha do S90 é o T8, que tem motor de quatro cilindros 2.0 turbo com compressor volumétrico, 407 cv (já com o propulsor traseiro) de potência e 68,3 kgfm de torque, permitindo ir de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Além de um propulsor elétrico localizado no eixo traseiro, com potência de 87 cv. Sendo assim, o único modelo híbrido plug-in de sua categoria.

A transmissão é automática com oito marchas e tração é integral. O desempenho é incrível e garante poluir menos, as emissões de CO2 nesta versão são de baixos 47 g/km, segundo a montadora. E além disso o novo S90 pode percorrer até 45 km utilizando somente a energia da bateria.

Outra versão disponível é o T6, já esse modelo não conta com o propulsor elétrico. Mas não fica por menos, já que o compressor volumétrico melhora o torque e o turbo privilegia a potência. Ambos trabalham em conjuntos abaixo de rotações de 3.500/min. E acima dessa rotação, o turbo passa a trabalhar sozinho.

O motor à gasolina da versão S90 T6 tem 320 cv de potência, 40,8 kgfm de torque e faz de 0 a 100km/h em menos de 6 segundos. E na versão T5 tem potência de 254 cv. Com pegada e respostas rápidas desde os giros mais baixos. O câmbio automático, também de oito velocidades sequencial através de alavancas, com reduções e mudanças rápidas. 

Outras versões do S90 é a com motor a diesel D4 e D5 rendem 190 cv e 135 cv, respectivamente.

Um grande diferencial é plataforma modular SPA, a mesma utilizada no V90 e no XC90. Embora esse conjunto privilegie o conforto, ele não se esquece de entregar uma dinâmica apurada nas curvas e conta com direção elétrica progressiva.

Segurança é ponto primordial para a montadora Sueca, por isso o S90 vem com City Safety, que é de série em todos os carros da Volvo, onde diversos sistemas alertam o motorista tornando a condução muito mais segura.  Como por exemplo o alerta de mudança de faixa, o sistema de frenagem automática que identifica pedestres, obstáculos e outros veículos. A novidade é que o sistema passará a identificar animais de grande porte.

O Pilot Assist esta em sua segunda geração e funciona até 130 km/h tornando, assim, o S90 um semiautônomo. Diferentemente do modelo XC90, o S90 não tem como referencia o veículo à frente e sim pelas faixas laterais da pista, chegando a fazer até mesmo algumas curva. O sistema também é capaz de identificar a ausência do motorista, caso não use as mãos no volante por +/- 12 segundos, e aí o sistema desarma.  Outra novidade é o Run-Off Road, que atua na direção, freios e tração, fazendo correções e impedindo que o carro saia da pista.

No interior, o Volvo S90, tem design clássico com cores claras e toques minimalistas, combina couro, madeira e alumínio de um jeito único. Tudo de ótima qualidade e acabamento extra luxuoso.

Para o motorista temos um ”plus”, o assento conta com ventilação, aquecimento e até mesmo massagem. A Volvo esta reinventando a condução, por mais longa wue seja, com certeza não perderá o conforto.

No centro do painel está o sistema Sensus, em uma grande tela touchscreen de 9 polegadas, semelhante a um iPad. Por ela é possível acessar os recursos de configurações do veículo, do ar-condicionado (bi-zone com comando digital), GPS, segurança e do sistema de som premium Bowers & Wilkins, e outras funções de conectividade e aplicativos, compatíveis com os sistemas Android e iOS.

Resumindo o Volvo S90 tem ótima posição para dirigir, espaço interno invejável e um porta malas com capacidade de 500 litros.